Representantes

Projectos

Nesos I / II

O projecto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural na Macaronésia inseriu-se no programa comunitário INTERREG III B 2000 – 2006, com vista precisamente à dinamização do desenvolvimento local, mediante a criação de serviços especializados, apoiando as organizações locais nas tomadas de decisão.

Numa primeira fase, o NESOS incidiu no mercado laboral com medidas para manter os postos de trabalho existente, no apoio a criação de novas empresas para implementar a colocação, promovendo o auto emprego ou a economia social, especialmente dirigidas a mulheres e aos jovens.

Numa segunda fase, o NESOS II visou melhorar as estruturas criadas na primeira edição, introduzindo e difundido novas tecnologias, contudo, sempre vocacionado para a participação das mulheres, estudando a introdução de novas actividades, de maneira a conter o êxodo rural.

A Federação de Municípios das Canárias perfila-se neste projecto como chefe de fila, contando com os parceiros efectivos as Associações de Municípios das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.