Representantes

Projectos

JAMAC – Jornadas Autárquicas Madeira – Açores – Canárias – Cabo Verde / JARUP – Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e Cabo Verde

Com este projecto viria a surgir pela primeira vez uma plataforma em que os membros que compõem a CMU viriam a trocar e partilhar experiências e know-how adquiridos nas actividades desenvolvidas e condicionadas por um factor comum: a insularidade e ultraperificidade.

Embora em escalas diferentes, são os aspectos comuns destas especificidades próprias que unem as regiões da CMU, pelo que a criação de um fórum de discussão viria a revelar-se essencial para o desenvolvimento ou evolução de cada uma. É assim um espaço privilegiado de comunicação institucional, capaz de proporcionar soluções inovadoras.

Daí que desde 2005 até hoje, a realização das Jornadas Autárquicas assume-se como indispensável nesta relação profícua. E depois do INTERREG III B 2000 – 2006, o Programa de Cooperação Transnacional Madeira - Açores – Canárias 2007 – 2013, veio dar continuidade ao trabalho efectuado até hoje, pois os desafios renovam-se, na busca incessante de novas respostas perante um novo mundo globalizado e fragilizado pelas economias locais sujeitas às correntes de uma economia de escala. Assim, depois do JAMAC, prossegue o JARUP – Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas da Europa e Cabo Verde.