Representantes

Projectos

Cartograff

O projecto Cartograff foi criado com vista a dotar os Municípios de instrumentos que facilitem a prevenção e gestão de riscos ligados a factores geológicos, assente no tratamento e difusão da informação cartográfica.

O projecto que já vai na sua quarta edição permite ainda a identificação e análise de riscos de degradação, cartografia temática e integrada, produção e manutenção da informação cartográfica para a actualização dos planos regionais e municipais de emergência e elaboração das cartas de risco. Além disso, contribui para reforçar os sistemas de Protecção Civil, segurança e emergência das regiões participantes.

A Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores encara este projecto como imprescindível, tendo em conta as especificidades do arquipélago de origem vulcânica e desta forma sujeito aos riscos naturais. O levantamento cartográfico revela-se assim essencial na elaboração de respostas a situações de emergência.

Trata-se de um projecto inicialmente suportado pelo INTERREG III B, agora apoiado através do Programa de Cooperação Transnacional Madeira Açores Canárias 2007 – 2013.